Desenvolvido em conjunto com o método Arcadia, o Capella fornece orientação metodológica, edição intuitiva de modelos e recursos de visualização para arquitetos de sistemas, de software e de hardware
Capella é uma ferramenta MBSE de código aberto que implementa o método Arcadia.
É uma ferramenta de modelagem que suporta uma ampla variedade de tipos de diagramas estruturados pelas cinco perspectivas de engenharia definidas no Arcadia.
O Capella contém recursos dedicados que suportam o método Arcadia, como o explorador do método, e um conjunto de aceleradores de modelagem ou auxiliares de engenharia, facilitando o trabalho diário dos engenheiros de sistemas, para que o Arquiteto de Sistemas possa se concentrar em fazer o trabalho real de engenharia de sistemas em vez ocupar o tempo com a manutenção de modelos.
O Capella é fortemente impulsionado pelas práticas e interesses atuais dos profissionais de engenharia de sistemas e fácil de aprender graças ao escopo preciso abordado pelo método Arcadia.
Capella é usado em todo o mundo por centenas de equipes de engenharia de vários domínios industriais (aeroespacial, defesa, energia, transporte, saúde, telecomunicações, etc.).
Também se beneficia de um ecossistema de especialistas e provedores de tecnologia que oferecem suporte, integração e ferramentas complementares (add-ons).
Arcadia é um método de engenharia baseado em modelo para definir, analisar, projetar e validar arquiteturas de sistemas, de hardware e de software.
Inspirado pela linguagem SysML, foi desenvolvido e colocado em prática pela Thales entre 2005 e 2010 por meio de um processo iterativo envolvendo arquitetos operacionais de todos os domínios de negócios da Thales em todo o mundo.
Fortemente impulsionado pelas práticas e interesses atuais dos praticantes de engenharia de sistemas, Arcadia tem foco na definição colaborativa, avaliação e exploração da arquitetura de sistemas.
Os principais objetivos de alto nível são:
O método Arcadia foca, primeiro, em capturar as necessidades do modelo e, em seguida, capturar as suas soluções.
Esses dois focos são então reduzidos em cinco perspectivas de engenharia:
Em todos os domínios da indústria (energia, aeroespacial, transporte, saúde), os clientes estão exigindo novos produtos cada vez mais complexos e interconectados. Esses novos produtos devem ser inteligentes, mais seguros, ecologicamente corretos, conectados e permanecer acessíveis.
Isso requer sistemas cada vez mais complexos com vários componentes e uma variedade de domínios. Mas, em uma abordagem clássica baseada em documentos, o sistema é descrito por uma pilha de documentos heterogêneos, contando principalmente com formatos utilizados em escritório. Isso introduz o problema de manter a consistência de toda a definição do produto.
Para lidar com esse problema, os arquitetos de um produto precisam passar de uma abordagem de engenharia de sistemas orientada a documentos para uma descrição coerente, integrada e computacional de todo o sistema.
A abordagem de MBSE usa uma linguagem digital e formal para possibilitar aos engenheiros de sistemas visualizar arquiteturas de produtos e sistemas e garantir rastreabilidade e consistência. Isso facilita a montagem e reduz inconsistências, permitindo a identificação antecipada de quaisquer incompatibilidades entre os componentes.
Uma ferramenta de software MBSE digitaliza esses modelos e, assim, suporta integração em encadeamentos (threads) digitais e automação de muitas atividades.
O Eclipse Capella™ é a ferramenta que suporta esses conceitos, implementando o Arcadia, uma metodologia comprovada.
Um curso composto por 41 vídeos
para aprender Capella e MBSE.
Por Tony Komar (Siemens).
Um exemplo simples para entender como usar o Capella. Por Ugur Arikan e Peter Jackson
(Universidade de Tecnologia e Design de Cingapura)